domingo, 1 de novembro de 2015

ARTIGO: O CONSUMO AERÓBICO E O GASTO ENERGÉTICO DURANTE O BODYPUMP


BODYPUMP: Nascido em Auckland, Nova Zelândia por Phillips Millis e um grupo de coreógrafos em 1990, com o objetivo de atrair os homens da musculação para dentro das salas de atividades aeróbicas. É um programa de treinamento com sobrecarga com exercícios coreografados e de alta repetição, onde á utilização de barras e anilhas que proporciona um condicionamento físico, ganho de força e definição muscular. Em um aula de BODYPUMP possui um gasto energético em media de 500 calorias, o mesmo proporciona uma rápida queima de gordura e de baixo grau de impacto. Esse exercício não promovem uma hipertrofia dos músculos mas tem como objetivo a tonificação dos mesmos, um bom condicionamento anaeróbico, aumento na densidade óssea, aumento no metabolismo, melhoria cardiovascular.



RESUMO DO ARTIGO CITADO ACIMA  



Traduzido para o português e publicado no ano de 2003 pelo Colégio Brasileiro de Atividade Física, Saúde e Esporte, tem como o objetivo determinar a intensidade do trabalho aeróbico e qualificar a composição corporal e o gasto calórico durante o BODYPUMP.  Exercício físico com baixa intensidade é prescrito por médicos para a perda de massa gorda, porque a gordura e o fluente de combustível principal para exercícios de baixa intensidade e o mesmo utiliza o sistema anaeróbico como fonte de energia. A metodologia aplicada no artigo foi um acompanhamento avaliativo de 10 indivíduos ( 5 mulheres e 5 homens) adultos frequentantes de academia, onde os mesmos conhecia o Bodypump e havia praticado pelo menos  uma vez por semana em um período de quatro anos. Os procedimentos foram analisados em 60 minutos de ciclismo e e teste de VO2 máx. a escolha da comparação de bodypump e o ciclismo era proporcionar uma comparação entre as duas modalidades sendo o ciclismo como o exercido tradicional em academias. Os dados foram coletados por um calorímetro indireto, os indivíduos respiravam atrás de um equipamento chamado Hans Rudolph, two-way, non-rebreathing valve (Kansas city, MO). Os dados foram coletados as modalidades com um tempo estimado de uma hora, com a precisa do profissional para instruir os indivíduos. Os resultados obtidos nos testes foram que a medida do consumo de oxigênio durante as sessões de bodypump foi de 20,2mlkgmin para todos os indivíduos combinados sendo 21.5ml/kg/min para homens e 19.0ml/kg/min para mulheres e os valores do consumo de oxigênio no ciclismo foram de 28.8, 29.4, 28.2 ml/kg/min para todos os indivíduos, homens e mulheres respectivamente. Resultados comprovam que o ciclismo possui muito mais gasto energético do que o BODYPUMP, o artigo aponta nos resultados que uma aula de bodypump a utilização de 411 calorias para os indivíduos desse estudo, onde foram 483 calorias perdidas nos homens e 339 calorias perdida nas mulheres. Já nos 60 minutos de ciclismo o consumo foi de 27.3% maior comparado ao 16.7% da aula de bodypump, onde não houve diferenças entre homens e mulheres, mas o artigo quis também mostrar que o bodypump por ser uma atividade inovadora onde possui musica para a sua execução se torna muito atraente para aqueles que nunca inciaram uma atividade física. 






Referências bibliográficas: PFITZINGER, P.; LYTHE, J. O consumo aeróbico e o gasto energético durante o Bodypump.Fitness & Performance Journal, v.2, n.2, p. 113-121, 2003.

BODYSYSTEMS, 2011. Disponível em: www.bodysystems.net

AMORIN, P.R.A.; GOMES, T.N.P. Gasto energético na atividade física. Rio de Janeiro: Shape, 2003.


4 comentários:

  1. Para que se evite dores articulares e se tenha uma melhora em relação a consciência corporal é recomendavel aos alunos inciante de body pump a pratica de sessões de musculação de pelo menos 8 aulas. Indicado para alunos de nivel 2 ou 3 mais ou menos. É importante que as coreografias sempre venham com uma "roupagem" nova , que professores sejam treinados e capacitado e que as academias sejam credenciadas..

    ResponderExcluir
  2. Com base no artigo: O CONSUMO AERÓBICO E O GASTO ENERGÉTICO DURANTE O BODYPUMP, o gasto calórico e energético dependem muito da intensidade do exercício. Como o BODYPUMP utiliza uma sobrecarga e altas repetições, necessitando de mais esforços em alta intesidade, tendo assim unicamente o uso de carboidratos como fonte de energia. Comparando ao ciclismo cujo qual teve uma maior participação da gordura como combustível devido a seu ritmo de intensidade ser constante. Nos testes de VO²máx percebe-se que o BODYPUMP tem um estímilo intermédiario no aumento do condicionamento aeróbio, voltando a questão da intensidade.Ainda sim, o BODYPUMP proporciona um alto gasto calórico, além de tonificar os músculos, ajuda na manutenção da massa corporal.

    Comentário do grupo: Câncer e Exercício Físico.

    ResponderExcluir
  3. Assim como qualquer atividade física é sempre importante procurar um medico e fazer uma avaliação física, como é uma atividade com esforço físico e cardiovascular, é crucial que o aluno de BodyPump não apresente problemas de joelho, uma vez que a maior parte dos esforços são feitos sob o mesmo em sobe e desce do estepe, se houver algum problema no mesmo o aluno deve fazer antes reforço muscular nos músculos da perna ou iniciar os treinos de BodyPump sem utilizar barras ou com pouca carga na mesma. Alguns tipos de tendinite e pessoas com pressão arterial desregulada podem ficar de fora desta atividade também.
    Comentário feito pelo grupo: Barreiras da atividade Fisica

    ResponderExcluir
  4. A aula foi criada com o intuito de trabalhar o corpo todo, diversos músculos ao mesmo tempo forçando cada vez mais. Logo, se você precisa escolher entre malhação e ginástica para tornear e perder peso, o body pump é a aula que procurava. Ele ajuda a queimar calorias devido aos movimentos com muito mais intensidade que uma musculação, enquanto ao mesmo tempo trabalha uma boa quantidade de músculos levantando peso para tornear, aumentar a resistência ou eliminar o excesso. O body pump tem uma dupla vantagem para o corpo. Os movimentos ajudam a queimar calorias e com o esforço de levantar pesos ou usar steps, a queima é potencializada. Ou seja: você perde mais quilos que usando aparelhos de musculação comuns e ao mesmo tempo torneia e define, direcionando a queima de calorias. A queima de calorias promovida por apenas 40 minutos desta aula gira em torno de 540 kcal, uma das maiores queimas de aulas em academia. Grupo: exercício físico e mal de Parkinson

    ResponderExcluir